segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Jovens formam o grupo dos mais endividados em São Paulo

Edição do dia 10/10/2011
10/10/2011 14h28 - Atualizado em 10/10/2011 14h28


O descontrole financeiro é principal motivo para o acúmulo de dívidas.

Ana Brito São Paulo, SP
Um salário de quinhentos reais na mão e uma dívida de mais de dois mil. Não é difícil saber como isso aconteceu. “Eu vou gastando, gastando, gastando quando vou ver já gastei tudo. Aí fico pedindo pros outros”, diz Sabrina Santos, auxiliar de administração.
Sabrina tem 23 e faz parte de um exército que não para de crescer: o de jovens endividados. No ano passado 10% dos devedores tinham entre 20 e 25 anos. Este ano, são 17%. Sessenta e sete por cento tem menos de 35 anos.
A principal razão para o endividamento continua sendo a perda do emprego, mas muita gente não está conseguindo pagar o que deve por outra razão.
O descontrole nos gastos, que no ano passado era responsável por 11% dos casos de inadimplência, subiu para 18%. “O problema é compro 50, mais 50 e já, já estou com 200 reais de compromissos mensais assumidos em prestações”, diz Reinado Domingos, educador financeiro.
A pesquisa também revela que o devedor quer acertar suas contas. Sessenta e três por cento responderam que pretendem pagar o que devem nos próximos 30 dias e 85% não querem saber de empréstimos e chama que vão conseguir sair do vermelho cortando gastos e usando apenas o próprio salário.
Para quem está muito enrolado e não sabe direito por onde começar o educador dá algumas dicas: pare de fazer novas contas; veja tudo o que você está devendo e negocie, escolha as dividas que vai pagar primeiro. “Aquelas que têm bens em garantia, um carro ou uma noto, se deixar de pagar perderei o carro e a moto”, diz Reinado Domingos.
A pesquisa também mostrou que depois de quitar as contas 54% dos entrevistados não querem fazer novas dívidas.fonte G1....

Nenhum comentário:

Postar um comentário