segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Presidente da Embratur tanto divulgou desgraças que turismo em São Luís teve queda de 80%



De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Maranhão (ABIH-MA), o setor hoteleiro de São Luís registrou neste mês de janeiro 80% de cancelamentos das reservas previstas para o período. A taxa de ocupação média dos hotéis da capital para este mês é de 35%, uma porcentagem muito pequena – menos da metade verificada em dezembro, que foi de 80%.

Obviamente que a causa da queda diminuição também está relacionada à repercussão negativa explorada pelos meios de comunicação, dos ataques a ônibus ordenados de dentro do sistema penitenciário. Mas o problema, similar ao de vários outros estados brasileiros, foi ampliado com uma ação orquestrada pelos “plantadores de notícias” que politizaram, propositalmente, os atos de violência no Maranhão para favorecer a candidatura do comunista Flávio Dino que, por ironia do destino, vem a ser o presidente de um instituto nacional para promoção do Turismo, a Embratur.

Na semana passada este blog chegou a questionar: o que dizer de alguém que ocupa o cargo de presidente de um instituto nacional para promoção turística do País e que é o primeiro a “divulgar” a crise no sistema prisional nos veículos de todo o Brasil? Para a conscientização da população, logo após a enxurrada de notícias contaminadas pela politicagem, com a Globo e os chamados jornalões, quase diariamente, fazendo chacota do Maranhão, foram divulgados os gastos da Embratur com propaganda. Foram impressionantes 320 milhões de reais torrados com mídia, publicidade e empresas com profissionais de grande trânsito entre as redações da grande imprensa (facilitando assim a “plantação” de notas para atender a interesses diversos).

Esta página chegou a levar em consideração que o problema “naturalmente traria prejuízos ao turismo de qualquer estado”. Agora, os números mostram que a crise afetou o turismo de São Luís. E mais do que isto, explicam como é o comportamento do presidente da Embratur, inconsequente e negligente para com as responsabilidades exigidas pelo cargo que ocupa. Um gestor que vai deixar o órgão no final desta semana como um rombo na conta turismo do Brasil de quase 20 milhões, segundo informou o jornal Folha de São Paulo. E que, ao invés de trabalhar para estimular o turismo em sua terra natal, apenas reforçou o preconceito que a mídia sulista tem com o Maranhão e o Nordeste, de forma geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário